Introdu O
O conceito de pesquisa cientifica é aquele que resulta de investigações metódica, sistemática da realidade, transcendendo os fatos e os fenômenos em si mesmo e analisando-os, a fim de descobrir suas causas e chegar à conclusão das leis gerais que os governam (LUCI, 2007, p.17). Sua construção tem como objetivo principal contribuir com a evolução do conhecimento de forma que o homem possa através dele, compreender, interpretar e transformar as situações tidas como problemas.
O estudo de caso é uma modalidade de pesquisa científica que de acordo Lüdke e André (1986), pode ser simples e específico ou complexo e abstrato, devendo ambos ser sempre bem delimitado. Teve sua origem na pesquisa médica e na pesquisa psicológica, com a análise de modo detalhado de um caso individual que explica a dinâmica e a patologia de uma doença dada. (Goldenberg, 1997).
Para Goode e Hatt (1979), o estudo de caso é um meio de organizar os dados, preservando do objeto estudado o seu caráter unitário. Considera a unidade como um todo, incluindo o seu desenvolvimento (pessoa, família, conjunto de relações ou processos etc.). Portanto, por meio do estudo do caso o que se pretende é investigar, como uma unidade, as características importantes para o objeto de estudo da pesquisa.
Yan (2001), diz que o estudo de caso não é um método fácil de ser aplicado, é um dos métodos mais árduos da pesquisa. É por esses motivos que é exigido do pesquisador uma série de habilidades como por exemplo: a capacidade de fazer boas perguntas, ser um bom ouvinte e ter noção clara seja teórica ou exploratória das questões que estão sendo estudadas.
Segundo Gil (1995), o estudo de caso não aceita um roteiro rígido para a sua delimitação, mas é possível definir quatro fases que mostram o seu delineamento: a) delimitação da unidade-caso; b) coleta de dados; c) seleção, análise e interpretação dos dados; d) elaboração do relatório.
A primeira fase consiste em