Proteinas
Capítulo 1
As vitaminas lipossolúveis são absorvidas pelas células epiteliais do intestino delgado por difusão simples através das membranas plasmáticas luminais. Em contraste, as vitaminas hidrossolúveis não se difundem apreciavelmente através das membranas biológicas, e, portanto, proteínas especiais de transporte de membrana são necessárias para a absorção das vitaminas hidrossolúveis.
No intestino delgado, a glicose e a galactose são absorvidas por transporte ativo secundário acoplado ao Na+. A presença de Na+ no lúmen aumenta a absorção de glicose, e vice-versa. A terapia de reidratação oral é frequentemente empregada nas diarreias graves. Os pacientes ingerem uma solução contendo NaCl, glicose, K+ e HCO3-. A absorção de Na+ e glicose no intestino delgado promove a absorção osmótica de água, o que facilita a reidratação do paciente.
Capítulo 2 - Equilíbrios iônicos e potenciais de repouso nas membranas
Glicosídios cardíacos, como os digitálicos e drogas relacionadas, são capazes de aumentar a força da contração do coração (capítulo 16). Esses compostos inibem a ATPase Na+/K+. Como resultado dessa inibição, o nível intra-celular de Na+ nas células cardíacas se eleva. Cada contração do coração é iniciada por um aumento da concentração citosólica de Ca2+ (capítulo 15). Para o músculo cardíaco relaxar, o Ca2+ deve ser removido do citosol. A remoção do Ca2+ do citosol das células cardíacas é realizada pelo bombeamento para o retículo sarcoplasmático (RS) por uma ATPase-Ca2+, na membrana do RS< e para fora da célula através da membrana plasmática, por uma ATPase-Ca2+ de membrana plasmática, e por trocadores de Na+/Ca2+ na membrana plasmática. A ATPase-Ca2+ bombeia Ca2+ para dentro do retículo sarcoplasmático; os trocadores de Na+/Ca2+ bombeiam Ca2+ para fora da célula, através da membrana plasmática (Esses transportadores de íons foram