O cortiço
Capítulo I
No primeiro capítulo apresenta a trajetória do português João Romão e a sua determinação para enriquecer, e é nesse capítulo também que ele se junta a Bertoleza uma escrava fugida, e ele a usa como empregada e como sua amante.
As ações centrais desse capítulo e que ao lado de sua venda foi vendido um sobrado para outro português chamado Miranda, porém a vida desses dois portugueses é bem diferente, pois João optou em enriquecer através de muito trabalho, que nem sempre era honesto, já o outro optou por um casamento de conveniência.
Capítulo II O capítulo II esta mais centrada na família de Miranda, neste capítulo apresenta a safadeza de sua esposa Estela, que se achava casada há treze anos, só que antes de termina o segundo ano de casada seu esposo Miranda a pegou-a em delito adultério.
E conta também o jogo de interesse que mantém o velho Botelho como hóspede permanente em sua casa. Conhecia todas as faltas de Estela, que em certo dia surpreendeu Estela entalada entre o muro e o Henrique.
Capítulo III
No capítulo III, descreve com detalhes o acordar do cortiço, em que as cenas são ricas em detalhes sons e na movimentação dos moradores.
Nesse capítulo também passamos a conhecer todos os moradores do cortiço, as lavadeiras, seus maridos e também seus filhos, há personagem principal desse capítulo e Pombinha uma menina prendada, que esta prometida em casamento com João da Costa.
Capítulo IV
No capítulo IV um homem chamado Jerônimo chega ao cortiço e oferece para trabalhar na pedreira de João Romão, ele mostra desde o inicio da conversa com João o seu valor e sua determinação, Jerônimo trabalhava na pedreira de São Diogo e lhe pagavam Setenta mil réis, e fala a João que não trabalha por menos, e acaba convencendo- o de que vale a pena pagar um pouco a mais por um trabalhador bom.
Capítulo V
No capítulo V Jerônimo se muda para o cortiço com sua esposa Piedade de Jesus e sua filha Zulmira que a colocou em um colégio por que a