Titulação
É um processo onde faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de viragem. À medida que é adicionado o titulante (neste caso uma solução ácida) ao titulado (neste caso uma solução alcalina), o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado, pois, quanto mais concentrado for o titulado ele precisará de uma concentração maior no titulante para que ocorra a neutralização, devido a este fator sempre é necessário conferir se a concentração do titulante é igual ou levemente superior a do titulado (ex: titulado 0,1M titulante 0,12M), pois, o princípio da titulação consiste em uma reação de neutralização, onde, um ácido reagirá com uma base formando um sal e água,fazendo com que o indicador de pH mude de cor.
Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado e indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante.
3. Objetivo:
Titular duas soluções alcalinas afim de identificar se foram corretamente produzidas. 4. A) Materiais: * 2 Erlenmeyer; * 2 Bureta; * 2 Bécker; * Suporte Universal * Garra Castaloy B) Substâncias: * NaOH(aq) 0,08 Molar (Hidróxido de Sódio) * KOH + NaOH(aq) 0,3 Molar (Hidróxido de Potássio e Sódio) * HCl(aq) 0,086 e 0,4 Molar (Ácido Clorídrico) * Fenolftaleína
**Diamante de Hommel:
*NaOH
Inflamabilidade: 0
Reatividade: 2
Risco Específico: Nenhum
Risco à saúde: 3
*KOH
Inflamabilidade: 0
Reatividade: 1
Risco específico: Nenhum
Risco à saúde: 3
*HCl
Inflamabilidade: 0
Reatividade: 1
Risco específico: Corrosivo
Risco à saúdo: 3
**Pictogramas:
*NaOH
Corrosivo (C)
*KOH
Corrosivo (C)
Nocivo (Xn)
*HCl
Corrosivo (C) 5. Procedimento: * Acoplou-se a garra ao