Uti unidade de terapia intensiva adulto.
9312 palavras
38 páginas
Os Serviços de Tratamento Intensivo têm por objetivo prestar atendimento a pacientes graves e de risco que exijam assistência médica e de enfermagem ininterruptas, além de equipamento e recursos humanos especializados. Toda Unidade de Tratamento Intensivo deve funcionar atendendo a um parâmetro de qualidade que assegure a cada paciente: direito à sobrevida, assim como a garantia, dentro dos recursos tecnológicos existentes, da manutenção da estabilidade de seus parâmetros vitais; direito a uma assistência humanizada; uma exposição mínima aos riscos decorrentes dos métodos propedêuticos e do próprio tratamento em relação aos benefícios obtidos; monitoramento permanente da evolução do tratamento assim como de seus efeitos adversos. No Brasil teve inicio na década de 70 é uma unidade presente no contexto hospitalar, destinada a assistência ao paciente necessitado de cuidados diretos com o objetivo de prevenir a evolução do quadro clínico para estado crítico, evitando o comprometimento vital.
Normas EAS (Estabelecimentos Assistenciais de Saúde)-1995
Segundo a EAS -1995, uma UTI deve proporcionar condições de internar pacientes críticos em ambientes individuais e/ou coletivos, de acordo com os riscos, idade, diagnostico clínico e requisitos de privacidade, prestar assistência de enfermagem e médica intensiva, prestar apoio diagnóstico-laboratorial, terapêutico, imagem integral, ininterrupta, manter condições de monitoramento contínuo. Manter paciente com morte encefálica nas condições de permitir a retirada de órgãos para transplantes, quando consentidas.
Planejamento e Organização
O projeto deverá ser projetado por equipe composta de engenheiros, médicos, enfermeiros, administradores hospitalares e arquitetos. Esses profissionais deverão integrar o projeto de acordo com a quantidade de pacientes, fluxo de visitantes, fluxo de pessoal e instalações (posto de enfermagem, expurgo, secretaria, repouso, armazenamento).
UTI - PLANTA FÍSICA