uti e familiares
FRENTE À HOSPITALIZAÇÃO. 1
RODRIGUES, Isabela2; SANTOS, Tanise M.3; CAMPONOGARA, Silviamar4;
FROTA, Liza5; FAVARIN, Simone6.
1
Trabalho de pesquisa _UFSM
Apresentadora. Acadêmica do 8º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de
Santa Maria. Bolsista FIPE Junior.
3
Enfermeira, Especialista em Administração Hospitalar, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.
4
Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da
Universidade Federal de Santa Maria.
5
Acadêmica do 6º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM).
6
Enfermeira.
Email: bela_1806@hotmail.com
2
RESUMO
Estudo que teve como objetivo conhecer as percepções e as principais necessidades dos familiares de pacientes internados em UTI, além de evidenciar os sentimentos mais presentes entre eles. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória realizada com nove familiares de pacientes internados numa UTI Adulto em um hospital universitário do interior do RS. Identificou-se que grande parte dos sujeitos do estudo carece de atenção, pois relatam que a UTI é uma unidade que desperta diversos sentimentos e gera percepções negativas e positivas frente à hospitalização. Salienta-se a importância do olhar atento e humanizado da equipe de saúde dessa unidade com esses familiares.
Palavras-chave: Familiares; Percepções; Sentimentos; UTI.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, tem-se observado um crescimento e aperfeiçoamento de políticas e ações que promovam a humanização da assistência, não só nas Unidades de Terapia
Intensiva (UTI), mas no contexto de atenção a saúde como um todo. Dentre estas ações, podemos citar o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), instituído pelo Ministério da Saúde em 2001 (BRASIL, 2001).
A humanização deve fazer parte da filosofia e da