Projeto de Intervenção Cuidando do Cuidador
1- APRESENTAÇÃO
Dentro do sistema regionalizado e hierarquizado que compõem o Sistema Único de Saúde, encontra-se o Hospital Regional de Assis, um hospital geral, de referência para complexidade: hospitalar, ambulatorial e de exames, com abrangência para 25 municípios com cerca de 500.00 habitantes, com sede na cidade de Assis/SP.
No âmbito de internação hospitalar, o Hospital Regional de Assis oferece atendimento à clínica UTI Adulto, ambiente caracterizado a realização de ações e cuidados de alta complexidade. Tais ações exigem um atendimento qualificado/especializado e, ao mesmo tempo, necessita de uma atenção mais humanizada e direcionada não somente ao paciente, mas também à família do mesmo.
O projeto “Cuidando do Cuidador” buscará promover intervenções voltadas ao acolhimento às famílias de pacientes/usuários internados na UTI Adulto, baseado nas diretrizes e propostas contidas na Política Nacional de Humanização da atenção e Gestão do SUS, visando um atendimento mais acolhedor, ágil e resolutivo em suas ações.
2- JUSTIFICATIVA
O processo de Humanização envolve todos os membros da equipe multiprofissional, tendo por finalidade considerar a essência do ser, o respeito da individualidade frente à necessidade de cada um e a valorização da dignidade da profissão, do paciente/usuário e de seus familiares, ou seja, significa cuidar do paciente como um todo, englobando inclusive o contexto familiar e social.
O termo “Humanização no atendimento” vai além de chamar o paciente/usuário pelo nome e/ou atendê-lo com um sorriso nos lábios. É necessário saber usar as instrumentalidades profissionais, colocando em prática a escuta sensível, a boa comunicação verbal e não verbal, o comprometimento ético, a valorização do outro e o bom acolhimento. Acolher, nesse contexto, significa estar a favor de todos que procuram o serviço de saúde, é, (através dos atos, princípios, valores e ética), compreender os medos, angústias, incertezas do