A Importância da Mobilização Precoce em Pacientes Adultos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
A Importância da Mobilização Precoce em Pacientes Adultos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
INTRODUÇÃO
Em consequência da evolução tecnológica, científica e da interação multidisciplinar, a sobrevida dos pacientes criticamente enfermos tem aumentado. Contudo, a incidência de complicações decorrentes dos efeitos deletérios da imobilidade na unidade de terapia intensiva (UTI), contribui para o declínio funcional, para o aumento dos custos assistenciais, para a redução da qualidade de vida e para a sobrevida pós-alta. Objetivando atender a essa nova demanda inserida em sua responsabilidade social, as UTIs do Brasil e do mundo, buscam novas alternativas na resolução destes desafios. A fisioterapia, ciência capaz de promover a recuperação e preservação da funcionalidade, por meio do movimento humano e suas variáveis, enquadra-se com destaque nessa nova perspectiva assistencial e de gestão na equipe multiprofissional. (1 ; 2; 3)
O exercício terapêutico é considerado um elemento central na maioria dos planos de assistência da fisioterapia, com a finalidade de aprimorar a funcionalidade física e reduzir incapacidades. Nele se inclui uma gama de atividades que previnem complicações como encurtamentos, fraquezas musculares e deformidades osteoarticulares que ainda reduzem a utilização dos recursos da assistência de saúde durante a hospitalização ou após uma cirurgia. Esses exercícios aprimoram ou preservam a função física ou o estado de saúde dos indivíduos sadios e previnem ou minimizam as suas futuras deficiências, a perda funcional ou a incapacidade. (4)
A polineuropatia do paciente crítico é bastante incidente em pacientes de unidade de terapia intensiva (UTI) submetidos à VM (Ventilação Mecânica) por mais de 7 dias, acometendo 25,3% dos pacientes.(5) Tal constatação é preocupante devido ao fato de a neuropatia ser responsável por prolongar o tempo de VM e a permanência do sujeito na UTI.(6)
Vários são os fatores que podem contribuir para a