Finanças
Exercícios do Capítulo 1
Administração Financeira I
QUESTÕES
1) O que é capital de giro? Qual a sua importância na administração de uma empresa?
É descrito como o montante de recursos necessários para alimentar o ciclo de capital gerado nas atividades de manutenção do disponível (caixa), da compra de mercadorias para estoques, das contas a receber (clientes), das contas a receber em disponíveis que serão utilizados para pagamento dos fornecedores, dos fornecedores que irão fornecer mais mercadorias para estoques, voltando ao início do ciclo. Ele é importante para susentar as atividades operacionais, no dia-a-dia das empresas.
2) O que é necessidade de capital de giro (NCG)? O que a NCG evidencia?
A Necessidade de Capital de Giro é a diferença entre o Ativo Circulante Operacional e o Passivo Circulante Operacional, representados pelas Contas a Receber e Estoques, Fornecedores e Salários e Encargos, respectivamente. Ela demonstra a política que a empresa consegue empregar em relação ao seu nível de estoques e contas a receber ou diminuição nas contas fornecedores e contas a pagar, sendo que cada uma dessas variáveis irá ajudar a identificar com a NCG se a empresa está caminhando para a necessidade de mais capital a ser empregado no Giro (NCG positiva).
3) O que é capital de giro líquido (CGL)? Como é calculado?
É a soma da Necessidade de Capital de Giro (A.C. Operacional – P.C. Operacional) com o Saldo de Tesouraria (A.C. Financeiro – P.C. Financeiro). Após essas somas, tem-se que comparar se o resultado deu positivo (indicando que contas de longo prazo financiam os ativos de curto prazo), ou negativo (indicando que contas do ativo de longo prazo são financiadas por passivos de curto prazo), sendo uma empresa de Baixo Risco na primeira situação e de Alto Risco na segunda situação.
4) Comente a afirmativa a seguir: “O Capital de Giro Circulante representa, quando positivo, um valor do