Comparar as respostas com outros membros!
Resumo Informativo
Siderúrgia no Brasil
A primeira fabrica de ferro notificada no brasil, foi em Sorocaba no interior de São Paulo, construída por Afonso Sardinha em 1587 a partir de redução de minério. Mas devido ao seu falecimento as fabricas param e só retornaram no século seguinte.
Com a descoberta do ouro em minas gerais a área da siderurgia tiveram um novo estimulo,pois o ferro foi a principal material utilizado para a produção dos instrumentos que foram feitos para facilitar a exploração do ouro e dos produtos agrícolas, visivelmente deixando a siderurgia em segundo plano.
A situação das siderurgias começaram a mudar no ano de 1815 com a ascensão de D. João XI ,varias siderúgicas foram criadas , porem o nosso produto não tinha condições de disputar com as industrias estrangeiras, por não ter na época mão de abra qualificada .
Devido á necessidade de produzir um ferro a altura , em 1876 foi criada a escola de Minas de Ouro Preto, formando assim metalurgistas, geólogos e engenheiros.
Com o surto industrial no inicio do seculo XX , a siderurgia brasileira teve um grande avanço ,até mesmos os governantes brasileiros que davam mais valor a produção de café e pouco se importava com o crescimento industrial, incentivaram as siderurgias com benefícios fiscais aumentando assim significativamente o produção da siderurgia nacional.
Na década de 40 passou a não depender mais de produtos siderúgicos estrangeiros.
Empresas modernas e dinâmicas foram fundadas criando autonomia na produção de ferro e aço.
Nas décadas de 50 e 60 sua produção chegou a triplicar.
Já na década de 70 , com consequência a alta produtividade, também cresceram as exigências do mercado com isso foi criado o P.S.N (Plano Siderúrgico Nacional).
Na década de 90 iniciou-se o processo de privatização , após visivelmente o estado estar esgotado e sobrecarregado, deixando que empresas privadas pudessem administrar com bem mais eficiência aumentando assim a