Financeiro
2.1 CONCEITOS BÁSICOS
A matemática financeira tem como objetivo básico estudar a evolução do valor do dinheiro no tempo. (prof. Carlos Shinoda).
A matemática financeira visa estudar as formas de evolução do dinheiro com tempo nas aplicações e pagamentos de empréstimo (prof. Samuel Hazzan e Prof. José Nicolau Pompeu).
A matemática financeira tem como objetivo principal à transformação e manuseio de fluxos de caixa, com a aplicação das taxas de juros de cada período, para se levar em conta o valor do dinheiro no tempo (prof. Abelardo de Lima Puccini).
A matemática financeira tem como objetivo principal, estudar o valor do dinheiro em função do tempo. (prof. Anísio Costa Castelo Branco).
2.2 DEFINIÇÕES E TERMINOLOGIAS BÁSICAS
CAPITAL ( C ) ou VALOR PRESENTE ( VP ) ou Presente Value ( PV ) ou PRINCIAL ( P ): é o recurso financeiro transacionado na data focal zero de uma determinada operação financeira.
Algumas palavras ou expressões, também podem ser associadas a este conjunto de definições apresentadas, como por exemplo: investimento inicial, valor aplicado, etc.
JURO ( J ): é a remuneração obtida a partir do capital de terceiros. Esta remuneração pode ocorrer a partir de dois pontos de vista:
a) de quem pagar: neste caso, o juro pode ser chamado de despesa financeira, custo, prejuízo, etc.
b) de quem recebe: podemos entender como sendo; rendimento, receita financeira, ganho, etc.
TAXA ( i ): é o coeficiente obtido da relação dos juros ( J ) com o capital ( C ), que pode ser representado em forma percentual ou unitária. A terminologia “ i “ vem do inglês interest, que significa juro.
PRAZO ou TEMPO ou PERÍODOS ( n ): é o tempo necessário que um certo capital ( C ) aplicado a uma taxa ( i ) necessita para produzir um montante ( M ) . Neste caso, o período pode ser inteiro ou fracionário,