financeiro
Verificada a importância do planejamento para a condução das atividades de uma pequena empresa, consideramos que as metas financeiras devem ser alcançadas.
O planejamento financeiro devem ser estratégicos a longo prazo ou operacionais a curto prazo.
Dentro da estratégia financeira de uma empresa, o planejamento é ferramenta de vital importância, uma vez que o caixa determina a sobrevivência da empresa, e é através dele que se saberá se a empresa possui liquidez para saudar seus compromissos ou se necessitará fazer financiamentos. O planejamento financeiro evita surpresas e cria planos alternativos caso ocorram imprevistos.
Disponibilidade de caixa para eventuais crises, a empresa precisa estar preparada para diversidades que ocorrem no dia a dia sem este recurso pode levar a custos maiores como dividas bancarias, comprometimento de recursos e produção.
Estoques também podem ser considerados como um investimento por haver empate de capital, mas precisa estar atentos para que o estoque não vire um custo.
O planejamento das finanças não visa apenas o sucesso financeiro, ele é relevante para o sucesso pessoal e profissional. O gerenciamento adequado das finanças é o diferencial entre sonhadores e realizadores.
Balanços patrimoniais são ferramentas estratégicas para se ter uma noção da saúde financeira do patrimônio,
“O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento da empresa.”
REVISTA FAE BUSINESS. Breve história do pensamento teórico em finanças. Disponível em: . Acesso em: 21 mar 2009.