Financeiro
FECAP
PÓS-GRADUAÇÃO em gestão empresarial
ALICE APARECIDA GOMES
RA 10030609
TÍTULO DO ARTIGO:
Planejamento Financeiro
São Paulo, 16 de maio de 2013
1. Introdução
Para uma empresa se manter lucrativa ou ao menos estável no mercado ela precisa de um planejamento financeiro eficaz e seguro. A empresa precisa adotar uma pratica de controle interno em toda sua atividade para evitar fraudes e erros que possam gerar prejuízos.
O departamento financeiro é uma das principais ferramentas das empresas para a tomada de decisões entre todos os setores das organizações, através dele é possível visualizar o momento de aplicar ou de investir. A prática de qualquer novo projeto seja de vendas, marketing, recursos humanos precisam necessariamente passar pela área financeira, para que se levante a possibilidade de investimento e de caixa no momento.
A aplicação do planejamento gerencial financeiro é indispensável para o andamento da empresa.
As empresas que deixam seus negócios fluírem paralelamente as finanças normalmente enfrentam problemas em algum momento, por isto é muito importante à atenção as funções financeiras e respeitar as peculiaridades da área, tomando sempre as precauções necessárias para a maximização dos lucros e evitar eventuais prejuízos. O controle financeiro é essencial para a empresa diagnosticar problemas, estabelecer metas e buscar soluções. O gerenciamento dos recursos financeiros da empresa estabelece regras para o uso racional dos recursos disponíveis e sugere formas de aumentar as receitas e diminuir as despesas, inclusive com o investimento de recursos financeiros do caixa ou com a captação de recursos no mercado para suprir déficits.
Os processos de controle financeiro devem ser transparentes e embasados em conhecimento técnico e atualizados.
Como área chave do gerenciamento empresarial e base da lucratividade das empresas, o controle financeiro precisa ser executado por