Financeiro
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO / ENSINO MEDIO
TRABALHO ADMINISTRAÇÃO FINACEIRA
FLUXO DE CAIXA
Taise Alexandra Holler
Jonas Eduardo Juvelino
Blumenau (SC)
2012
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
O que é Fluxo de Caixa?
Dá-se o nome de fluxo de caixa à demonstração que reflete quanto dinheiro sobra uma vez feitas as contas àquele que sai e ao que entra. Portanto, a demonstração do fluxo de caixa é um balanço contabilístico que apresenta informação sobre os movimentos de caixa e afins.
É por meio de fluxo de caixa que o administrador consegue planejar as necessidades de caixa da sua empresa. De maneira geral, é recomendável estabelecer uma necessidade mínima de caixa, para garantir a manutenção das atividades operacionais da empresa. O montante exato que deve ser deixado em caixa varia de acordo com a empresa, sua área de atuação e estratégia do empresário, sendo que o objetivo é preservar uma liquidez mínima para a empresa, já que somente valores acima desta quantia serão efetivamente considerados como excedentes de caixa.
É possível encontrar diversos modelos de fluxos de caixa. Porém, é preciso atentar para o fato de que o fluxo de caixa deve ser elaborado de acordo com as necessidades, o porte e o ramo de cada empresa ou negócio. Algumas características, porém, são comuns a qualquer tipo e modelo de fluxo de caixa. Primeiro, é necessário definir o intervalo de tempo que o fluxo de caixa irá abranger. É recomendado o período mínimo de três meses, mas há também modelos mensais, semanais e diários. O ideal é que o modelo mensal se torne semanal e então diário. Os dados que serão inseridos nas planilhas devem ser os mais precisos possíveis, sem arredondamentos ou palpites.
Alguns itens que devem constar em um modelo de fluxo de caixa são projeções de vendas à vista e a prazo, estimativas de compras