resenha do livro quem mexeu no meu queijo?
A NORTE S.A É UMA EMPRESA INDUSTRIAL QUE FABRICA MÓVEIS PARA ESCRITÓRIOS E PARA RESIDÊNCIAS. O CAPITAL SOCIAL DA NORTE ERA DE R$ 3 MILHÕES E SUAS VENDAS ATINGIRAM APROXIMADAMENTE R$ 450 MIL MENSAIS, NO DECORRER DO ANO DE 2010. MAS NOS ULTIMOS MESES VINHA SOFRENDO UMA QUEDA EM SUA RECEITA. SUA DIRETORIA É COMPOSTA DE TRÊS ACIONISTAS E TODOS EXERCEM FUNÇÃO ADMINISTRATIVA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. A EMPRESA CONTA ATUALMENTE COM 40 FUNCIONÁRIOS, TENDO ESSE NÚMERO SE ELEVADO (ERAM 20 FUNCIONÁRIOS INICIALMENTE) EM VIRTUDE DO PLANEJAMENTO PARA O LANÇAMENTO DE UMA NOVA LINHA DE PRODUTOS RESIDENCIAIS, QUE SE ESPERAVA FAZER GRANDE SUCESSO NO MERCADO. A ESTRUTURA DA CÚPULA ADMINISTRATIVA É BASEADA EM TRÊS DIRETORES:
1 O SUPERINTENDENTE, (ITALO) 40% DAS AÇÕES DA EMPRESA POR SER O ACIONISTA MAJORITÁRIO, SOMENTE FAZ DENTRO DA EMPRESA AQUILO QUE GOSTA, DESENHA O DIA TODO ESBOÇOS DE CONJUNTOS DE ESTOFADOS E OS MOSTRA AO GERENTE DE VENDAS (HARYSSON) QUE, ALÉM DE FUNCIONÁRIO DA EMPRESA, É TAMBÉM SEU AMIGO PARTICULAR.
2 O DIRETORA COMERCIAL (JESSICA) COBRE EM PARTES AS FALHAS DO DIRETOR SUPERINTENDENTE E NÃO DELEGA SUAS FUNÇÕES POR ACHAR QUE NINGUÉM FAZ TÃO BEM COMO ELA AS ATRIBUIÇÕES INERENTES À ÁREA COMERCIAL DA EMPRESA. POR ESSE MOTIVO, SAI TODOS OS DIAS DA EMPRESA POR VOLTA DE 21 HORAS E É A PRIMEIRA A CHEGAR NO DIA SEGUINTE PELA MANHÃ.
3 O DIRETOR INDUSTRIAL (FABRICIO) É ENGENHEIRO CIVIL, TENDO ANTES PARTICIPADO DE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO DURANTE DOZE ANOS. NÃO LEVA MUITO A SERIO OS PROBLEMAS COM OS QUAIS SE DEFRONTA, POR ACHA-LO RELATIVAMENTE SIMPLES.
NA NORTE, O DIRETOR INDUSTRIAL TEM UMA GERENTE DE PRODUÇÃO (ERICA) COMO SUBORDINADA, O QUAL SE APOSENTARÁ DENTRO DE DOIS ANOS, E POR ESTE MOTIVO NÃO SE EMPENHA MUITO PARA COM A PRODUÇÃO DA EMPRESA.
ITALO CHAMA HARYSSON EM SUA SALA PARA LHE MOSTRA SUA NOVA CRIAÇÃO, HARYSSON ACHOU TÃO INCRÍVEL QUE SUGERIU A ITALO QUE A EMPRESA PODERIA FAZER UM GRANDE LANÇAMENTO DAQUELE