Filósofos que se expressam por suas obras.
JosteinGaarder(Oslo, oito de agosto de 1952) é um escritor filho de um casal de professores e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias.
Tendo cursado o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.
O seu trabalho mais conhecido é “O Mundo de Sofia”, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, que cujo enredo gira em torno de uma menina instruída e amparada por um filósofo. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 26 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, a se dedicar integralmente à produção literária.
Francis Bacon (1561-1626)
Foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Recebeu os títulos de Visconde de Alban e Barão de Verulam. Foi importante na formulação de teorias que fundamentaram a ciência moderna. É considerado o pai do método experimental.
Sua obra literária fundamental são os Ensaios, publicados em 1597, 1612 e 1625 e cujo tema é familiar e prático. Alguns de seus ditos tornaram-se proverbiais e os Ensaios ficaram tão famosos quanto os de Montaigne. Outros opúsculos, no âmbito literário: Estandartes do bem e do mal, Da sabedoria dos antigos. No âmbito histórico destaca-se História de Henrique VII.
Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900)
Foi um filósofo, escrito, poeta, filólogo e músico alemão. É tido como um dos mais influentes e importantes pensadores modernos do século XIX. Em suas obras, teceu críticas a cultura, religião e filosofia ocidentais. Defendeu a desconstrução dos conceitos que integrava a cultura ocidental