Resumo
Filósofos e idealistas defendem que a linguagem cria uma imagem do mundo, uma vez que a língua ordena o mundo a sua maneira. Por exemplo: o telefone é objeto de consumo de todo cidadão. Isso é uma ideologia manipulada pela linguagem. Assim linguagem e ideologia nos mostram uma visão geral do mundo, uma vez que ambos são instrumentos que organizam esse mundo. Através da linguagem podemos nos posicionar dentro da sociedade e formar nossa própria ideologia.
Luiz Fiorin defende que a linguagem é vinculada à vida social. E nesse entendimento é que achou importante observar os níveis e dimensões que a linguagem pode assumir dentro da sociedade. Fez em primeiro lugar a distinção entre o sistema virtual (a língua) e sua aplicação a um caso concreto. Tal sistema é social quando é praticado por todos os falantes de uma sociedade. Fiorin definiu esse sistema como: "rede de relações que se estabelece entre um conjunto de elementos linguísticos".
Assim sendo, conforme o citado autor, o sistema funciona como uma estrutura onde existem dois pontos importantes: o discurso e a fala. Fiorin definiu o discurso como sendo um conjunto de