filosofia
1- Tanto a conversação quanto a democracia são formas de argumentações em que as pessoas expressam suas opiniões na qual os envolvidos irão debater o assunto para ver se a aceitam ou não aceitam sua opinião, entrando assim em um acordo final.
2-Quando estamos diante de algo novo, seja material ou conceito, a mente (consciente ou inconsciente) trabalha formulando idéias para engendrar uma nova denominação que resulta em tipo de conhecimento específico. Essa resultante é um acúmulo de saberes que vem a ser o "produto de conhecimento" distinguindo - se do "ato em processo de conhecer". Partindo da razão há a intuição, ou talvez seja melhor o inverso, dado a ser a partir da intuição que pode haver reflexões súbitas que levam à razão.
Pagina 118
1- Características do conhecimento intuitivo:
• Imediato;
• Individual;
• Um dos fatores é o “instinto”;
• Percepção de cada um de acordo com sua sabedoria.
2- o conhecimento discursivo é a sobreposição da razão às informações concretas e imediatas que recebemos, organizando-as em conceitos ou idéias gerais e, esses, articulados, podem levar à demonstração e às conclusões que se consideram verdadeiras.
Assim o conhecimento discursivo envolve julgamento e encadeamento de idéias, juízos e raciocínios que levam à conclusão; utiliza a abstração. O conhecimento se faz pelo equilíbrio entre intuição e razão.
3- Viver é algo imprevisível. Se existe um fato ou uma verdade essa é a questão mais próxima que podemos chegar a disso. Nunca sabemos o que irá acontecer no momento seguinte até que ele chegue. Podemos fazer previsões, mas nunca saberemos se elas irão se realizar. Podemos planejar uma viajem, mas não sabemos como estará a situação no dia seguinte, pode acabar a gasolina do carro, pode chover, você pode ficar doente, algum parente pode morrer, um meteoro pode cair em sua casa… enfim, uma infinidade de possibilidades. Mas digamos que tudo esteja certo para que a viajem vá acontecer,