filosofia unidade III
1.O filósofo alemão Immanuel Kant, na sua obra “Crítica da razão pura”, acaba por conciliar as correntes:
d.
Do positivismo e do liberalismo.
2.Locke critica as ideias inatas de Descartes, afirmando que a alma é como uma tábula rasa. O que isso significa para o entendimento da teoria do conhecimento na modernidade? I. Significa dizer que o conhecimento só começa após a experiência sensível.
II. Significa que não existem ideias inatas.
III. Enquanto Descartes enfatiza o papel do objeto, Locke enfatiza o papel do sujeito.
IV. As soluções apresentadas por Locke criaram a corrente filosófica chamada racionalismo. Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas I e II
3.Em relação à Alegoria da Caverna é correto afirmar:
c.
De fato foi Platão quem escreveu a Alegoria da Caverna, mas seu objetivo era nos fazer pensar que somos prisioneiros nela e as coisas que vemos ao nosso redor são sombras projetadas na parede. Confundimos as sombras com a realidade, supondo que o que vemos é o mundo real, mas é necessário se afastar do senso comum e da opinião e buscar o verdadeiro conhecimento.
4.de acordo com a análise feita sobre a Alegoria da Caverna, leia as interpretações abaixo e depois assinale a alternativa correta.
I. Os homens presos no interior da caverna são as pessoas presas às crenças e aos hábitos do senso comum.
II. A saída da caverna é um processo lento e gradativo que poderá ser atingido por aqueles que passem a questionar e refletir filosoficamente sobre as crenças e os hábitos.
III. Aquele que sai da caverna é o filósofo ou sábio. Ao contemplar a verdade fora dela, ele se lembrará de seus antigos companheiros e retornará à caverna para tentar convencê-los sobre a verdadeira realidade.
Está(ão) correta(as)
e.
I, II e III
5.Na Alegoria da Caverna, Platão apresenta metaforicamente, fases ou níveis de conhecimento da