Resumo
Os fatores-chave de desempenho da cadeia são: estoque, transporte, instalações e informação.
Estoque é um importante fator-chave da cadeia de suprimento porque as mudanças de suas políticas podem alterar drasticamente a eficiência e a responsividade da cadeia.
Transporte significa movimento de estoque de um ponto a outro na cadeia de suprimento. O transporte pode ser feito a partir de várias combinações de meios e rotas, cada uma com características particulares de desempenho.
Instalações são os locais na rede da cadeia de suprimento onde o estoque é armazenado, montado ou fabricado. Os dois tipos de instalações principais são os locais de produção e os locais de armazenamento.
Informação consiste em dados ou análises a respeito de estoque, transporte, instalações e clientes, que fazem parte da cadeia de suprimento. A informação é potencialmente o maior fator-chave de desempenho da cadeia de suprimento.
UMA ESTRUTURA PARA A ORGANIZAÇÃO DOS FATORES-CHAVE.
O objetivo da estratégia da cadeia de suprimento é a conquista do equilíbrio entre responsividade e eficiência que resulta no alinhamento estratégico com a estratégia competitiva. Para alcançar esse objetivo, a empresa utiliza os quatro fatores-chave da cadeia de suprimento expostos anteriormente. O impacto conjunto dos quatro fatores-chave vai, então, determinar a responsividade e a eficiência de toda a cadeia de suprimento. A cadeia de suprimento deve, a partir de então, utilizar seus fatores-chave para alcançar o nível de desempenho estabelecido pela estratégia a ela designada.
ESTOQUE.
Papel do estoque na cadeia de suprimento.
Um papel importante executado pelo estoque na cadeia de suprimento é o de aumentar a quantidade de demanda que pode ser atendida, pois ele permite que o produto esteja pronto e disponível para o momento que o cliente quiser. Outro papel significativo é o de reduzir custos explorando quaisquer economias de escala que