Filtração
Finalidade da Filtração
A filtração consiste na separação de um sólido em suspensão numa fase líquida ou gasosa utilizando um meio poroso e permeável que denomina-se por filtro e retém o resíduo sólido designado por filtrante. O fluido que passa através do filtro, designa-se por filtrado.
Os filtros podem ser de diferentes materiais, tais como papel, tecido, areia, algodão, porcelana ou microfibras, estando a sua escolha dependente das características físicas e químicas da mistura.
Nos laboratórios utilizam-se principalmente filtros de papel de forma circular (Fig 1) que devem ser adaptados a um funil que lhes servirá de suporte.
Fig. 1 – Papel de filtro de forma circular.
Normalmente utiliza-se um filtro de papel liso (Fig. 2) (quando se pretende recolher o resíduo sólido), contudo, quando se pretende filtrar mais rapidamente, ou quando se pretende recolher o líquido, utiliza-se um filtro de pregas (Fig 3), cuja superfície de filtração é maior
Fig. 2 – Filtro Liso. Fig.3 – Filtro de pregas.
Para obter um filtro liso, dobra-se um círculo de papel de acordo com a figura 4
Fig. 4 – Procedimento para obter um filtro liso.
Para obter um filtro de pregas dobra-se o papel circular segundo as sequencias da figura 5.
Fig. 5 – Procedimento para obter um filtro de pregas.
Ao efectuar-se a sequência da figura 5 é necessário tomar precauções de modo ao vértice não ser vincado, e também ter presente que é conveniente humedecer ligeiramente o filtro com o líquido a filtrar, ou com água ionizada. O filtro deve encher-se com solvente antes de se iniciar a filtração e a haste deverá ficar cheia de líquido durante a filtração. No início da mesma deve verificar-se que não se formam bolhas de ar dentro do filtro pois pode dificultar a filtração.
Misturas passíveis de serem separadas através da filtração
A filtração pode ser utilizada