Extratos Vegetais
Fitoterápicos- “Manipulação de Extratos Vegetais”
Londrina
2012
Rômulo G. Laitano
Manipulação de Extratos Vegetais
Trabalho apresentado à estágio Supervisionado (fitoterápicos), prof. Cristina
Londrina
2012
Introdução
O consumo de ervas com a finalidade medicinal é conhecido desde o início da civilização, em uma população de cultura indígena, como a brasileira, este hábito é ainda mais comum. Dentre as diversas espécies da farmacopéia brasileira e internacional encontra- se uma erva muito popular e conhecida com o nome comum de carqueja.
De acordo com as diversas pesquisas realizadas, esta planta apresenta uma grande variedade de princípios ativos (Jamart WebCreation, 2001).
Por ser um tônico amargo, o chá da carqueja amargosa é indicado para os problemas de fígado, estômago, vesícula e intestino solto. Da mesma forma, na medicina popular, é muito recomendada para combater a diabetes. Usa-se também para tratar o reumatismo e como vermífugo. (Raintree Health, 2001). Na Região Sul é comum acrescentar um pouco de carqueja na erva-mate e como complemento do chimarrão (Jamart Web Creation, 2001).
Objetivo
Realizar um experimento para obtenção de extratos concentrados de carqueja, resultante da infusão em água fervente, e concentrado pelos métodos de crioconcentração e evaporação a vácuo e desidratado pelo método de secagem em spray-dryer, com a posterior reconstituição dos produtos finais e comparação entre as mesmas, através de análise sensorial, usando como padrão o chá obtido de forma convencional, verificando a perda de amargor e de notas aromáticas características.
Formas de preparo e Soluções
Devem-se