metodologia
Assim sendo, o homem pode realizar dois tipos de trabalho, ou seja, dois tipo de modificação da natureza à sua volta, que seriam o trabalho material e o não-material. O trabalho material caracteriza-se pela produção de bens materiais, de objetos palpáveis. Já o trabalho não-material se dá a partir da produção de conhecimento, do saber, e este tipo de trabalho representa a antecipação dos objetos materiais, faz parte da idealização da criação dos bens materiais.
A partir daí, surge a necessidade de se formalizar esta idealização, criando um sistema organizado para repassar
O autor introduz a obra apresentando a importância do conhecimento adquirido, pois ninguém nasce sabendo. A matéria para esse tipo de educação deve ser o saber objetivo produzido historicamente.
No primeiro capítulo, “Sobre a Natureza e Especificidade da Educação” Saviani deixa claro que o que diferencia o Homem dos outros animais é o trabalho, ele adapta a natureza para sua sobrevivência e não o inverso como no caso dos outros animais, por isso a educação é uma forma de promoção desse trabalho, sendo assim, de vital importância. Diferentemente das ciências naturais, a ditas “ciências Espirituais” são criadas pelo homem para se justificar, é o homem quem cria a natureza humana.
A escola não é o único local para a educação e saber, mas é nela que todo aquele conhecimento sistematizado será compartilhado e sociabilizado. Esse saber diz respeito aquele erudito e não o popular, aos conhecimentos de gramática, matemática, a natureza e a sociedade, simples assim, e por isso passível de ser deixado de lado, por muitos problemas