Filosofia x ciencia
E vem do final do renascimento e do inicio da filosofia moderna, com Francis Bacon, Galileu e Descartes, a idéia de que, além de conhecimento demonstrativo, a ciência é um conhecimento eficaz, isto é, capaz de permitir ao homem não só conhecer o mundo, mas também dominá-lo e transformá-lo.
O trabalho científico é sistemático e por isso uma teoria científica é um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível em conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias. A teoria científica permite que uma multiplicidade empírica de fatos aparentemente muito diferentes seja compreendida como semelhantes e submetidos ás mesmas leis; e vice-versa, permite compreender por que fatos aparentemente semelhantes são diferentes e submetidos diferentes.
O mundo é todo consciente de que há uma economia política da riqueza. O poder está sempre ligado na riqueza.
É possível haver um dialogo entre filosofia e ciência?
Atualmente nos deparamos com uma pergunte que para ambas as partes geram grandes polêmicas.
Podemos definir á filosofia como uma ciência abstrata, onde o pensar busca a sabedoria, já ciência é caracterizada por um conjunto de conhecimentos obtidos através de observações e a experiência em vários setores da vida, a ciência se apóia em dados constatados, estabelecendo parâmetros para análise, pesquisa e síntese de vários fatos da vida do set humano. Diferente da filosofia que utiliza as teorias para obter as explicações dos fatos.
Porém para se chegar a dados específicos é necessário, buscar sabedoria assim, a filosofia irá contribuir para a ciência, formando uma só e juntas elas podem formar uma coerente visão do mundo. Já dizia Will Durant “As ciências são as janelas através das quais a filosofia vê o mundo”.
Por fim, concluo que há sim um dialogo entre