Filosofia política x ciência política
Matricula: xxxxx
Matéria: Ciência Política
Curso: Direito
FILOSOFIA POLÍTICA X CIÊNCIA POLÍTICA
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as semelhanças e diferenças entre filosofia e ciência política.
Podemos dizer que ciência política dedica-se ao estudo dos fenômenos políticos e da atividade política em geral (que ocorre em todas as organizações, sejam elas: empresas, sindicatos, igrejas ou organizações sociais). Assim, a política fala de toda a forma de poder (ligada à tomada de decisões).
A ciência política, como disciplina, considera a política de forma direta e objetiva, retorna ao método experimental, à observação, à formulação de hipóteses, à experiências e, finalmente à elaboração de leis consequentes, a repetição dos fatos com as mesmas reações sociais e políticas. A ciência política analisa a política como ela realmente é, como as lideranças (elites políticas) se movimentam e se articulam para conquistar, aumentar, manter-se no poder. O objeto específico da ciência política é tratar da questão do poder e do Estado.
A filosofia política faz uma descrição e uma projeção em sua análise, buscando sempre o fundamento último do poder (legitimidade do poder).
Tratar da forma ideal do Estado e da política é uma atribuição da filosofia política, refletir sobre qual o governo ideal. Os pensadores antigos como Platão, Santo Agostinho se encarregaram de refletir sobre as formas de governo e de Estados ideais. Inserida na filosofia política encontramos a teoria política, tradição que se inicia entre os gregos. Em síntese: na filosofia política a política é vista como descrição daquilo que “deve ser”, por exemplo, a obra A República de Platão, considerada o primeiro clássico da filosofia política, é uma descrição da ótima república, uma idealização racionalista. Também Mórus, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant e Hegel são considerados filósofos políticos. Podemos concluir que, a ciência política não se interessa apenas