Filosofia x ciencia politica
A filosofia política visa tratar da forma ideal do Estado, uma projeção da forma mais adequada de governo. Enquanto a ciência política analisa os sistemas políticos como de fatos eles são, suas estruturas, o relacionamento interpessoal, tratando inclusive das idéias dos agentes políticos e do povo em geral.
Classifique os autores citados no texto conforme a defesa de sua teoria: filosofia ou ciência política.
Aristóteles – Filosofia política.
Montesquieu, Durverger, Chevalier, Prélot, Pateman, Cavalcanti, Goodin e Klingemann – Cientistas políticos.
A questão do poder e do estado é o objetivo central da ciência política. Apresente argumentos que evidenciam tal afirmativa.
O poder desde o princípio é condição fundamental na sociedade, seja físico, intelectual, ou de todas suas variações contemporâneas, como o poder econômico. A evolução humana, especialmente do ponto de vista científico, estabeleceu as primeiras relações estruturais de poder, as relações de comando e comandado, que surgiram visando à proteção das posses dos povoados de seus rivais. A estrutura social segrega poderes, delegando deveres e direitos que interferem diretamente em todos os indivíduos de uma determinada sociedade. O equilíbrio dos poderes é fundamental para a harmonia da sociedade.
Cite os principais métodos utilizados pela ciência política para o estudo do poder e do estado.
A discussão sobre o Estado, sobre o poder como um todo, deu-se inicialmente em Maquiavel, através da sua obra O Príncipe (1513), quando o mesmo faz uma análise objetiva da política de sua época, tratando das formas de conquista, manutenção, maximização e de como não perder o poder. No século XX insurge a autônima da Ciência Política, pautadas pela teoria institucionalista e pela teoria behaviorista. A observação para posterior análise, tendo como foco a natureza, os fatos humanos e os fatos