ciencia politica x filosofia politica
Quais as características da Ciência Política norte-americana? (0,5)
Como é a Ciência Política no Brasil? (0,5)
1) A ciência política tem como essência a observação realista junto a uma verificação empírica e cumulatividade. Ela tem como objetivo o desenvolvimento de leis gerais, transmissão do saber científico, a isenção de valores e a busca da transformação da realidade de uma forma descritiva. A política como ciência se preocupa com o trabalho das instituições evitando se preocupar com assuntos normativos. O foco está em conhecer e compreender a realidade, sem necessariamente mudá-la.
A ciência filosofia política tem caráter universal e fundamental e tem como base o desenvolvimento de uma melhor forma de governo por meio de estudos sobre a essência e a natureza da política. O foco está em melhorar a nossa realidade. A filosofia política é essencial e determinante para nossa condição social, através delas desenvolvemos ideais e práticas sobre os limites e a organização do Estado, as relações entre sociedade e Estado, as relações entre economia e política, a liberdade e também questões de justiça. Ela tem como características a atribuição de valores normativos, a dedução lógica e a inaplicabilidade.
2) A ciência política norte-americana tem como base os métodos de análise comparada e surveys. Os seus enfoques teóricos principais são o neo institucionalismo a escolha racional e o public choice. Os objetos predominantes dessa política são as instituições governamentais, os partidos, as organizações, a democracia e a cidadania. A ciência política norte-americana, porém, tem as suas problemáticas. Ela nos leva a uma percepção difusa e horizontal da política e deixa de pensar na política como um todo e passa a se focar nos fenômenos políticos pontuais. Há também o fato de não ser trabalhado a diferença entre o político e a política, e da pesquisa teórica ser privilegiada em