Candidíase
“Candida Albicans”
A candidíase é uma infecção provocada por um fungo, a Candida Albicans, que normalmente existe no organismo de uma mulher saudável. O problema aparece quando esse fungo se multiplica mais do que deveria. A cândida infecta a pele e as membranas mucosas, como por exemplo, o revestimento da boca e da vagina. Raramente, ela invade tecidos profundos ou o sangue, causando uma candidíase sistêmica, que é potencialmente letal.
Sintomas...
Geralmente, o médico consegue identificar uma infecção por Cândida através da observação de sua erupção característica ou do resíduo espesso, pastoso e branco produzido pela infecção. A principal característica da candidíase é a coceira na região afetada, em geral acompanhada de vermelhidão, inchaço e, eventualmente, de pequenas bolhas.
Prevenção e Profilaxia...
Uma dieta pode eliminar/ enfraquecer este fungo e deve ser seguida por mais ou menos três meses. Se estiver num quadro agudo, precisará tratar os sintomas através de medicações, em seguida com dieta. Além de cortar alguns itens do cotidiano, devem entrar na rotina os probióticos (organismos vivos que fortalecem as bactérias amigas do intestino).
Conheça os alimentos que deve evitar e as medidas a tomar, até que o organismo se restabeleça:
Açúcar
Nutre a candida e modifica o pH intestinal. O fungo também liberam uma toxina que, estrategicamente, interfere em alguns neurotransmissores, instigando o desejo por doces.
Fermentados
Vinho e cerveja são bebidas fermentadas pela ação dos fungos. Em uma situação normal, isso não é problema para o seu organismo, porém, enquanto estiver com candidíase, todos os alimentos que contém fungos devem ficar de fora do seu cardápio. Isso inclui todos os tipos de cogumelos, vinagres e produtos que o incluem (ketchup, mostarda, azeitona e picles) e massas com fermento biológico (pão, pizza e torta).
Frutas
É liberado o consumo de até quatro