Filosofia x Ciencia
Podemos começar a entender a distância, a partir do MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO!
Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
Platão não buscava as verdadeiras essências da forma física como buscavam Demócrito e seus seguidores. Sob a influência de Sócrates, ele buscava a verdade essencial das coisas.
Na época da filosofia grega clássica já podemos encontrar uma certa separação entre as duas disciplinas. Nas suas obras metafísicas, Aristóteles faz claramente algo que hoje seria feito por filósofos; mas em muitas das suas obras de biologia, astronomia e física encontramos métodos de investigação que são hoje comuns na prática dos cientistas.
A diferença entre a filosofia e a Ciência é bem distintas entre si.
A Filosofia é uma ciência abstrata, é o pensar que busca a sabedoria. É o amor a sabedoria.
O dicionário Auréjio define Filosofia com estudo que visa acumular e ampliar incessantemente a compreensão da realidade no sentido de apreendê-la na sua inteireza, é entendida também como Razão e Sabedoria que significa grande conhecimento, saber, erudição e prudência.
Ciência é caracterizado por um conjunto metódico de