Filosofia e educação
Educação, Política, Hermenêutica e Culturalista.
Alan Olicheski Luz.
Prof. Gilmar de Moraes.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura/História(HID0222) – Filosofia e Educação.
31/05/2012
RESUMO.
A Filosofia, está presente no nosso dia a dia, mas diferente do que muitos pensam, ela não é apenas a arte de pensar, mas sim, ela é uma ciência, hoje em dia, se desdobrando em varias áreas de pesquisa, seja na educação, na cultura e na própria filosofia Hermenêutica que é uma ciência muito valorizada na atualidade. Fala-se em Hermenêutica Histórica, Filosófica, Jurídica e, obviamente, Teológica. Fazer uma leitura hermeneuticamente correta significa, a grosso modo, interpretar devidamente aquilo que nos está sendo transmitido. Mas, como interpretar algo de maneira correta? É o que este trabalho visa estudar.
Palavras chave: Filosofia, Educação, política, Hermenêutica , culturalismo.
1 INTRODUÇÃO.
Este trabalho, busca mostrar de uma maneira, mesmo que superficial, os desafios e caminhos da filosofia no mundo atual, seja na área da Hermenêutica, da própria cultura, chamada de Filosofia Culturalista, e a própria Educação e Política. Para isso, foram utilizados vários métodos e pesquisas, das quais se chegou a este pequeno trabalho, mostrando que o individualismo contemporâneo parece absurdamente inconseqüente, com as pessoas buscando tudo apenas de modo imediato e simplista demais.
2 FILOSOFIA EDUCAÇÃO E POLÍTICA.
Desde que o homem se julga como tal, ele sempre buscou compreender o mundo, e a isso, damos o nome de filosofia, buscar compreender o porquê das coisas, mesmo que sem uma lógica mais ampla. A filosofia, logo, passou para a educação e também para o ramo da política. Os filósofos sempre tiveram a idéia de interpretar o mundo de maneira correta e buscavam compreender a nossa posição e significado de estarmos aqui, no entanto, em muitas épocas a filosofia foi