Filosofia e educação
Impossível falar em educação sem se falar em filosofia.
Ainda que de forma inconsciente, respiramos, vivenciamos a filosofia no nosso dia-a-dia, tendo a filosofia como um estudo que orienta o indivíduo tanto na aquisição da concreta visão da vida, seus valores e significados, quanto sob a conduta humana em geral. O especialista em filosofia da educação explica aspectos de sua área de acordo com a verdade que a filosofia explica. Acreditamos que a filosofia seja de suma importância para a educação, pois ela fornece uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, e para onde esses elementos podem caminhar. Entende-se que a educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. Ela serve para orientar educando e educador a descobrirem quais os seus papéis no mundo e na sociedade, o que é, o que pretende; qual deve ser a finalidade da ação pedagógica; Esses são alguns problemas que exigem a reflexão filosófica. Alem do mais a Filosofia propõe questionar a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana.
A Filosofia se achava intimamente ligada à pedagogia, já que os filósofos também discutiam sobre educação, ao se desprender dela a pedagogia organizou seu próprio espaço, sendo a Filosofia uma reflexão radical, rigorosa que se faz a partir de problemas propostos pelo nosso existir, é inevitável que entre esses problemas esteja a educação.
O filósofo indaga a respeito do ser humano que se quer formar, ele nos trás reflexão sobre a ação educativa, destacam-se aqui indagações da antropologia filosófica, (o que é o ser humano) da epistemologia (teoria do conhecimento) e da axiologia (reflexão sobre os valores), nesses