Arte e educação
| |FOLHA DE ATIVIDADES |
| |Curso de Especialização em Arte-Educação |
Eliane Faustino de Souza
Data: 26/08/2012
1. Redija um texto, com no mínimo 20 linhas, referente ao papel da arte no sistema educacional brasileiro ao longo de sua trajetória.
O ensino da arte obrigatória não tem um histórico tão longo, ou seja ainda é uma matéria adolescente se formos comparar às matérias obrigatórias como matemática, língua portuguesa, ciências entre outras. Com a lei de Diretrizes e bases da educação, estabelecida em 1971 na Lei Federal nº 5692 , tornou-se então obrigatório o ensino de arte nas escolas de primeiro e sendo grau. A Lei Federal que tornou obrigatório artes nas escolas, entretanto, não pôde assimilar, como professores de arte, os artistas que tinham sido preparados pelas Escolinhas, porque para lecionar a partir da 5ª série exigia-se o grau universitário que a maioria deles não tinha.
Apenas para registrar, o governo obrigou, porém exigiu algo que ele mesmo não havia proporcionado que eram pessoas qualificadas para atuar em sala.
Após este fato o governo decide criar um curso de apenas dois anos de duração, para formar professores para atuar em todas as séries.
Na realidade, a arte como disciplina não tem grande importância para as escolas ou para o sistema brasileiro, as escolas não exigem dos alunos mais do que eles querem oferecer, e acredito que nem podem, pois não se reprova numa disciplina de arte, em geral as médias são bem acima das outras disciplinas “obrigatórias”, onde exige-se do aluno um aprendizado teórico que será exigido do mesmo no futuro,