Arte na educação
ULBRA
CURSO: EAD - PEDAGOGIA
ARTE NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO ARTE FAZENDO ARTE
MICAELE BARIOTTO
PIRACICABA 07/2007
INTRODUÇÃO
O ENSINO DA ARTE FOI TORNADO OBRIGATÓRIO NO BRASIL EM 1971, PELA LEI DE DIRETRIZES E BASES PARA EDUCAÇÃO NACIONAL – LEI 5692/71 (MAS NÃO COMO DISCIPLINA E SIM COMO “ATIVIDADE EDUCATIVA”). NÃO HAVIA, NESTE PERÍODO, CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. POR ISSO, EM 1973, VISANDO ATENDER RAPIDAMENTE A DEMANDA CRIADA PELA LEI, O GOVERNO CRIOU O CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÕES ARTÍSTICAS, CUJA MODALIDADE EM LICENCIATURA CURTA, COM DURAÇÃO DE APENAS DOIS ANOS, PERMITIU AOS GRADUADOS LECIONAR NO 1O GRAU.
A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO EM 1988 TORNOU NECESSÁRIA A ELABORAÇÃO DE NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL. A NOVA LDB - LEI 9.394/96, VISANDO IDENTIFICAR O PAPEL ATRIBUÍDO AO ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FORMAL, CUJA IMPORTÂNCIA JUSTIFICASSE A SUA INCLUSÃO COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NOS DIVERSOS NÍVEIS, DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REALIZAM UM LEVANTAMENTO DAS TESES, DISSERTAÇÕES, PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, PERÍODO EM QUE A NOVA LDB JÁ TRAMITAVA NO CONGRESSO, E AS DISCUSSÕES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA ARTE JÁ ESTAVAM EM CURSO.
NOS PCN: “... ENTENDE-SE QUE APRENDER ARTE ENVOLVE NÃO APENAS UMA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA PELOS ALUNOS, MAS TAMBÉM A CONQUISTA DA SIGNIFICAÇÃO DO QUE FAZEM, PELO DESENVOLVIMENTO DAS PERCEPÇÕES ESTÉTICAS, ALIMENTADAS PELO CONTATO, COM O FENÔMENO ARTÍSTICO VISTO COMO OBJETO DE CULTURA ATRAVÉS DA HISTÓRIA E COMO CONJUNTO ORGANIZADO DE RELAÇÕES FORMAIS. AO FAZER E CONHECER ARTE O ALUNO PERCORRE TRAJETOS DE APRENDIZAGEM QUE PROPICIAM CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOBRE SUA RELAÇÃO COM O MUNDO”.(P.44)
“ARTE É UM IMPORTANTE TRABALHO EDUCATIVO, POIS PROCURA, ATRAVÉS DAS TENDÊNCIAS INDIVIDUAIS, ENCAMINHAREM A FORMAÇÃO DO