Arte e educação
O desenvolvimento da criança é resultado das elaborações de sentimentos e percepções vivenciadas por ela, interna e externamente com o meio. Isso não acontece de maneira isolada pelo contrario, constitui-se de ações em reciprocidade. A relação entre Arte e Educação, gera um aprendizado continuo e eficaz. A criança aprende a conhecer o mundo através das artes e internaliza esse aprendizado de forma gradativa e satisfatória.
No entanto é preciso conhecimento e planejamento por parte do professor, dependendo da adequação de conteúdos e faixa etária trabalhada, começando pela adequação do local a ser trabalhado a organização do tempo e espaço, o objetivo a ser alcançado pelo professor com aquele determinado trabalho.
O aluno não poderá ser colocado simplesmente para brincar sem a observação do professor, tudo devera ter uma dinâmica previa um objetivo claro ao que se pretende chegar.
A associação existente entre educação e arte é marcada, contudo por distinções e relações. Há distinção porque a educação refere-se à criação de condições psicológicas, sociais e pedagógicas para o desenvolvimento integral da personalidade dos educando, inclusive de suas potencialidades crítica e criativa. A arte, por sua vez, Representa a ação humana na construção de uma determinada obra estética ou literária que é fundamentada, essencialmente, nos princípios e ideais de beleza, harmonia e sintonização.
Por isso, acreditamos que o contato experimental dos jovens-artistas com a mitologia afro-brasileira consiste no que tange a redimensionalização de princípios culturais em arte-educação. Aproximando um conjunto de bens simbólicos às ações e realizações dos educando, fomentamos questionamentos acerca da ordem social estabelecida e acabamos contribuindo, através da recuperação de patrimônios e imaginários em processos de degradação, para construção de uma sociedade mais equilibrada e justa.
Através da análise de alguns processos artísticos em procedimentos