ARTES NA EDUCAÇÃO
SÃO PAULO
2011
TERMO DE APROVAÇÃO
CRESCER COM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BANCA EXAMINADORA
____________________________________ _____/_____/_____ Profº.(a)
METODOLOGIA
Diante da importância que o ensino da arte vem assumindo na educação infantil, houve um interesse em pesquisar o que a escola tem alcançado em termos do ensino da arte.
Temos conseguido valorizar nos alunos sua expressividade e potencial criativo? Temos sabido perceber, compreender e avaliar suas idéias sobe as linguagens artísticas? Temos desenvolvido nosso próprio percurso em artes de tal modo que conheçamos os conteúdos, os objetivos e os métodos para ensinar cada uma das linguagens artísticas? Temos tido bagagem teórico-conceitual para identificar o momento que cada educando vivencia em sua construção de conhecimento sobre a arte e fazer intervenções que lhe permitam avançar? Temos sabido incentivar a formação cultural de nossos educandos e ajudá-los a perceberem-se como sujeitos de cultura?
Com base em pesquisas eletrônicas de vários artigos, pesquisadores e autores, foi possível fazer uma análise de dados que permite identificar as dificuldades avanços em que nossas escolas vêm obtendo.
INTRODUÇÃO
O ensino da Arte foi tornado obrigatório no Brasil em 1971, pela lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional, lei 5692/71.
Não havia neste período cursos de formação de professores de ares nas universidades brasileiras, por essa razão, em 1973, visando atender rapidamente a demanda criada pela lei, o governo criou o curso de graduação de Educação Artística, cuja modalidade em Licenciatura Curta, com duração de apenas dois anos, o que permitiu aos graduados lecionar no 1º. Grau. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto. Vários dos