Escola Contista
INTRODUÇÃO O presente trabalho é sobre a Escola Contista, que é a primeira corrente do pensamento cotábil, surgiu na Itália no ano de 1202, essa escola teve grande destaque, nessa época queriam tornar o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros e ela veio para alavancar essa evolução.
São objetivos desse trabalho, mostrar toda a história contábil dessa Escola, apresentando sua desenvoltura e sua contribuição para Ciência Contábil.
Está organizada em partes, a primeira parte explica Seu Surgimento e O que é a Escola Contista, a segunda parte Sua Teoria e Seu Objetivo, e por último Seus Contabilistas.
A metodologia usada foi a de pesquisas bibliográficas e Internet.
O SURGIMENTO A escola Contista surgiu na Itália, em 1.202, onde foi publicado o livro Líber Abaci, de Leonardo Pisano. Está relacionado aos estudos feitos pelos primeiros expositores dos Métodos de Partidas Dobradas. Nesta época estudavam as técnicas matemáticas, pesos e medidas, tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros As atividades comerciais na Europa ganharam novo fôlego entre os séculos XI e XV, ainda assim a base econômica europeia continuava a ser agrícola. Tal fato de certa forma não propiciava campo fértil ao desenvolvimento da Contabilidade. Veneza e Gênova, no entanto, eram exceções à regra. Caracterizavam-se como centros comerciais genuinamente independentes. Esta condição decorria de que as duas cidades italianas controlavam o último trecho de longas rotas comerciais que importavam as mercadorias do Oriente Médio. Com o fim do feudalismo, a Europa viveu uma transformação econômica direcionada para o capitalismo com o aumento dos negócios e das atividades comerciais demandou maior controle mediante o emprego de sistemas contábeis mais sofisticados e sistematizados.
O QUE É A ESCOLA CONTISTA
É um