ESCOLA CONTISTA
Após a criação das fichas de barro para o controle da contabilidade, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, cerveja, materiais e trabalho escravo, em Uruk e Ur, também na
Suméria.
Dessa forma, a invenção da escrita pelo homem está intimamente ligada ao surgimento da Contabilidade.
ORIGENS DA CONTABILIDADE
A origem da Contabilidade está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de “proteção” à posse. A Contabilidade empírica, praticada pelo homem primitivo, já tinha como objeto, o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
Ao morrer, o legado deixado por uma pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes.
A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
ORIGENS DA CONTABILIDADE
A origem da Contabilidade ( no sentido de registrar uma transação)está ligada a necessidade de registros do comércio.
Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.
Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
ORIGENS DA CONTABILIDADE
Obviamente a contabilidade teve uma evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda.
Parte do que a contabilidade é pode ser aferida pelo que a contabilidade realiza dentro da atividade econômica de uma sociedade, ou seja, pode-se