filosofia e cidadania
O conhecimento filosófico tem uma contribuição significativa para o processo de humanização, pois instiga no sujeito o pensar e o argumentar. Sendo assim, o sujeito parte de uma postura passiva e passa a assumir uma postura ativa, deixando apenas de hominizar e começando a humanizar. É através do conhecimento filosófico que o homem deixa de apenas existir e passa a ser. Foi através do pensar que as grandes transformações no mundo ocorreram, pois o sujeito passa a problematizar a sua existência.
O comportamento humano está diretamente ligado ao conceito de produção e de consumo, visto que o comportamento humano é dado pelo modo do ser humano se relacionar com o mundo. Na atualidade a produção de bens que satisfazem-nos momentaneamente é dominante, nos transformando apenas em seres consumidores, pois vivemos apenas para satisfazer as nossas vontades mais urgentes, camuflando assim uma felicidade plena, esquecendo do próximo e do nosso real valor.
É através e somente através do conhecimento que o homem não se deixará ideologizar. Com o processo educativo forma-se cidadãos, visto que não nascemos cidadãos, nos transformamos em cidadãos por meio da educação, por meio do conhecimento. É na escola que o sujeito aprenderá como exercer sua cidadania e pensar que é um