Trab filosofia tica cidadania
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DO CIDADÃO
Jônatas TORRES da Silva
CINEMA PELA
VERDADE
MANAUS - 2012
Jônatas TORRES da Silva
CINEMA PELA
VERDADE
Trabalho solicitado pela professora Leny Barata, para fins avaliativos e obtenção de nota na disciplina Filosofia, Ética e Cidadania.
Segurança Pública e do Cidadão - UEA
Manaus - 2012
INTRODUÇÃO
O Brasil viveu muitos períodos históricos importantes, entre eles o do regime militar que foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.
Neste sentido, sessões gratuitas trouxeram produções cinematográficas com o intuito de informar universitários e a refletir sobre um período que não viveram. Isso foi feito por meio do Festival Cinema Pela Verdade que passou por 81 universidades das 27 capitais, inclusive a UEA, exibindo filmes que falam sobre a ditadura militar (1964-1985). Após as exibições houve debates com as equipes responsáveis por algumas das produções.
No nosso caso, alunos do curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, onde para nós foi enfocado o filme “Condor” que traz diversas informações sobre o período