filosofia cidadania e direitos humanos
Convite à Filosofia
Marilena Chauí
Editora Ática, São Paulo, 2000.
MARABÁ - 2013-10-17
Marilena Chauí é Filosofa e Historiadora de Filosofia Brasileira. Professora de Filosofia Política e Historia da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É mestre e livre docente de Filosofia pela USP.
Autora de varias obras, entre elas: O que é Ideológica; Cidadania Cultural; e Introdução a Historia da Filosofia. Sendo o primeiro citado considerado Best Seller, com mais de cem mil cópias vendidas.
Marilena é ganhadora de vários prêmios, nacionais e internacionais.
A Filosofia é uma poderosa ferramenta utilizada na aquisição do conhecimento e da sabedoria. Através dela, o individuo compreende a necessidade do questionamento e a importância de ter a mente aberta para a assimilação de novas ideias, novos conceitos e novos valores. Este tema é importante, visto que é necessária, a compreensão da historia da Filosofia como algo que se limita a expressar aquilo que os Filósofos acreditavam a cerca de determinada questão, sendo importante lembrar que a historia da Filosofia é diferente da Filosofia que busca uma análise critica, daquilo que os Filósofos asseguravam e a partir disto a construção de novos argumentos. Assim uma primeira resposta a “o que é Filosofia?” poderia ser: A decisão de não aceitar como obvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitar, sem antes havê-los investigado e compreendido.
De acordo com Marilena Chauí a Filosofia é o conhecimento racional medido pela razão da realidade natural e cultural, já a razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. Ela também afirmou que o pensamento não racional são as ilusões e pensamento critico criados pela pessoa, já o pensamento racional são aqueles