Filosofia no ensino fundamental
631 palavras
3 páginas
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLOLICENCIATURA PLENA EM PEDAGOIA
FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
TIMON – MA
2013
ANDRESSA CORREIA DAS NEVES
MÁRIA DE FÁTIMA MORAIS AMORIM
MARIA DO SOCORRO DO NASCIMENTO LIMA
MARIVALDA BORGES SCHALCHER
OBJETIVOS PRETENDIDOS COM FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Síntese apresentado à disciplina Filosofia da Educação sob orientação da Prof. Elenir Figueredo no curso de Licenciatura plena em pedagogia, do IEMS.
TIMON – MA
2013
O pensador norte-americano Matthew Lipman propõe o ensino da Filosofia desde o ensino básico porque acredita que ela oferece um espaço onde os valores podem ser submetidos à crítica. Para ele, tal ensino propicia o desenvolvimento do “pensar bem”, que é o pensar sistemático, metódico, profundo, autônomo, criativo, abrangente ou contextualizado, além de iniciar a criança e o jovem à investigação reflexiva e dialógica. Lipman defende ainda a necessidade de manter vivo em crianças e jovens o interesse pelas temáticas filosóficas, a criação de referências e de valores humanos importantes, como a verdade, o significado e a comunidade; valores que, articulados e expressivos, podem desenvolver o pensar reflexivo. A Filosofia na escola desde os anos inicial desperta a admiração, capta a nossa atenção e interroga-nos insistentemente, exigindo uma explicação sobre todos os temas estudados, seja em qual disciplina for.
Normalmente, as pessoas crescem aceitando os papéis sociais que lhes são atribuídos, sem jamais questionarem seu valor e seu por quê; como se tudo fosse parte da ordem natural e inevitável das coisas.
Segundo os PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, o que se espera da escola é que esse paradigma seja quebrado, ou seja, que a escola desenvolva cidadãos críticos e autônomos, e não seres passivos.
Reconhecendo que a função primordial da escola é capacitar os