a importancia do ensino da filosofia para o ensino fundamental
O curso está tomando corpo, recentemente iniciamos o segundo semestre, tendo agora duas turmas, respectivamente no 1º período e 2º período. São nestes dois períodos que são ministradas as aulas de Sociologia da Educação, compondo uma carga horaria de 120 horas, um ano de curso. Em nossa matriz curricular a disciplina é oferta em dois semestre, onde percorremos uma breve iniciação aos estudos da sociologia enquanto ciência, sua origem, seu método, suas especificidades e a construção do conhecimento sociológico a partir de seus primeiros pensadores, August Comte, Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
Já no segundo momento, estudamos a Relação entre a Educação e a Sociedade, compreendendo por meio dos dialogos com os teóricos como se procedem os conflitos e as relações sociais no interior da escola, local privilegiado para o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Bem como, estudamos o Processo de Formação do Povo Brasileiro, e como no decorrer das décadas recentes a sociedade brasileira modificou-se e quais foram os impactos destas mudanças no ambiente escolar.
Diversos autores, dialogam sobre o papel que Sociologia da Educação, visando uma compreensão crítica da realidade social, política, econômica e cultura na qual a escola e a educação estão inseridas e contribui para uma formação de educadores com uma visão crítica que possa formar indivíduos para compreenderem e transformarem a realidade onde