Filosofia para ensino fundamental
674 palavras
3 páginas
MitoO mito visa explicar as coisas naturais da vida, como a morte, fome, sofrimento, nascimento etc. e ganha credibilidade a partir de quem conta e tem a sua realidade dentro de algumas culturas. Cada cultura tem mitos diferentes, mito é algo que se acredita ser verdade, é a base das crenças.
Critérios para a definição da filosofia
São cinco os critérios que definem a filosofia: nominal, causal, total, postulados e axiológico.
A filosofia é a paixão pelo saber, o pensar pelo pensar, a filosofia tem a necessidade de questionar os ditos verdadeiros, quebrar estes paradigmas, criticar a visão global e enxergar a sua totalidade, ver as coisas por um todo. Criticar valores de uma determinada época, entendendo que as coisas aparecem de uma forma, a filosofia busca a finalidade das coisas, entender o fim de tudo.
As almas – PLATÃO
Platão diz que as almas são divididas em três partes: logística (cabeça), irascível (peito) e apetitiva (sexo).
A alma logística age de acordo com a razão, é mais racional em suas atitudes e é representada pela cabeça. A alma irascível é representada pelo peito e age de acordo com a coragem, os instintos. A alma apetitiva é representada pelo órgão sexual, age de acordo com os prazeres, o que dá prazer.
Platão diz que quem tem que governar a polis é o filósofo, pois ele é o representante da alma logística, o ser mais racional. Os guardiões da cidade têm que ser os representantes da alma irascível, logo os guardas, guerreiros etc. e quem têm que trabalhar para sustentar o bem estar da cidade e manter isto tudo é os operários, pois representam a alma apetitiva, dos desejos. Assim se organizaria a vida política para Platão na visão da tripartição da alma.
Jusnaturalismo Cosmológico e Jusnaturalismo Teológico
Jusnaturalismo cosmológico: quando percebemos que não depende das divindades, ela é própria. As formas naturais das coisas, de acordo com a própria natureza das coisas. Esse período se dá no mundo grego no período arcaico, o mundo