Filosofia medieval
Dilatação térmica A experiência mostra que os sólidos, ao sofrerem um aquecimento, se dilatam e, ao serem resfriados, se contraem. A dilatação ou a contração ocorre em três dimensões: comprimento, largura e espessura. A essa variação nas dimensões de um sólido causada pelo aquecimento ou resfriamento denominamos dilatação térmica. • Dilatação linear: É aquela em que predomina a variação em uma única dimensão, ou seja, o comprimento. Ex: dilatação em fios, cabos e barras. Para estudarmos a dilatação linear, consideremos uma barra de comprimento inicial Li, à temperatura inicial ti. Aumentando a temperatura da barra para tf, seu comprimento passa a Lf. [pic] Em que ΔL, é a variação do comprimento ou dilatação linear da barra.
A partir das relações mostradas na figura , podemos escrever: ΔL = Li . α . Δt Em que α é uma constante característica do material que constitui a barra, denominada coeficiente de dilatação linear. A unidade de α é o 0C – 1 .
Exemplo: O comprimento de um fio de alumínio é de 40m a 200C. Sabendo que o fio é aquecido até 600C e que o coeficiente de dilatação térmica linear do alumínio é de 24 . 10 – 6 0C – 1 , determinar: a. a dilatação do fio; b. o comprimento final do fio. [pic]
Exercícios
1. Uma barra de ferro tem comprimento 10m a 00C. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do ferro é igual a 12 . 10 – 6 0C – 1 , calcule: a. o comprimento final da barra a 200C; b. o comprimento final da barra a –300C;
2. Uma barra de alumínio passando de 150C a 1000C alonga-se 1,224mm. Calcule o comprimento inicial dessa barra. Dado: α al = 24 . 10 – 6 0C – 1 .
3. A que temperatura deve encontrar-se uma trena de aço para que seu comprimento