370434894

291 palavras 2 páginas
A CONCEPÇÃO DE ANTROPOLOGIA SEGUNDO LAPLANTINE
O texto abordará a concepção de Laplantine em “O estudo do homem em sua totalidade” conceituando antropologia, citando o seu objeto de estudo e seu caminho epistemológico. Antropologia é o estudo das culturas e tudo que as compõe (educação, religião, família, dança/artes, costumes, língua, comida). Ela examina todas as sociedades humanas tanto ocidentais como não ocidentais. Estes foram o seu primeiro objeto de estudo, posteriormente passou a englobar todas as culturas em sua diversidade.
Para se aproximar do objeto de estudo é necessário que haja um modo de aproximação. Como é dito pelo autor.
Ela é ameu ver indissociavelmente ligada ao modo de conhecimento que foi elaborado a partir do estudo dessas sociedades: a observação direta, por impregnação lenta e continua de grupos humanos minúsculos com os quais mantemos uma relação pessoal. (LAPLANTINE ,2003,12).
Ou seja, para que ocorra a análise de uma cultura é necessário que deixemos de lado os nossos costumes e crenças, passando a vivenciar os costumes do “outro”. De ante disso surge o que o autor chama de estranhamento que nada mais é do que o choque com uma cultura diversa a nossa, que provoca uma modificação no olhar que se tinha sobre si mesmo, passando a observar as diferenças do “outro”. Por fim notamos que o que nós parece comum não tem nada de natural se comparados aos costumes e crenças que compõe outra cultura.
Portanto entende-se que a partir do estudo das culturas (ocidentais e não ocidentais), e do modo de aproximação citado pelo autor que nossa cultura não é composta de hábitos tão comuns se comparados a uma cultura diversa a nossa. Bibliografia: LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2003. Pp.

Relacionados