Filosofia juridica
1.1. O que é Filosofia?
1 .2. Objetos de estudo da Filosofia.
O saber filosófico é à base de todo o conhecimento, bem como estimula o desenvolvimento de um pensamento reflexivo significativo para o desenvolvimento pleno do Ser (homem).
A Filosofia é o alvorecer do florescimento do pensamento racional e as reconhecer as contribuições para o desenvolvimento do conhecimento científico, em especial para o conhecimento e debate acerca dos fundamentos das doutrinas jurídicas.
O conceito de Filosofia, os assuntos de seu interesse: sua utilidade e, em síntese, seu caminhar na história do pensamento.
A sua relação com os demais campos do conhecimento humano. É relevante observar que não basta compreender sua definição para iniciar-se no filosofar.
O termo Filosofia é constituído por duas palavras gregas philos e sophia. O filósofo não adquire o saber de uma vez, é uma aquisição contínua, é aquele que busca a sabedoria, por meio de um espírito indagador.
A filosofia configura um conhecimento específico que a torna diferente das outras áreas de saber e afasta do mito, considerado como primeira manifestação de cultura ocidental, no mundo grego.
Conforme ensina Severo Hryniewicz a filosofia é “uma proposta de meditação e leitura crítica da realidade. Uma tentativa de obtenção de um conhecimento global e totalizante do homem no mundo, dentro de uma fundamentação racional.”
Nesse sentido, A filosofia apresenta áreas específicas de estudo, dentre as quais destacamos:
Metafísica (estudo do Ser),
Lógica (estudo das regras do raciocínio),
Teoria do Conhecimento (estuda o conhecimento em