Filosofia Juridica
Dessa forma, à medida que o Direito é uma realidade produzida pela razão humana, ele também é objeto pensado pela filosofia.
Pode-se dizer que uma das relações da filosofia com o Direito passará pela tentativa de avaliar, de medir a atuação do Direito frente à sociedade, a fim de contribuir para que ele, o Direito, busque os aprimoramentos possíveis e necessários ao alcance de sua primordial meta: organizar, de forma razoável, a sociedade, administrando as divergências de interesse dos indivíduos.
Voltada para o direito é certo que a filosofia deve comprometer-se com a busca das fundamentações daqueles elementos que dão sustentabilidade ao edifício jurídico.
Assim, a filosofia do Direito é um saber crítico a respeito das construções jurídicas erigidas pela Ciência do Direito e pela própia práxis do direito. Mas que isso, é sua tarefa buscar os fundamentos do Direito,seja para cientificar-se de sua natureza,seja para criticar o assento sobre o qual se fundam as estruturas do raciocínio jurídico, provocando, por vezes, fissuras no edifício que sobre as mesmas se ergue.
Portanto, não se pode negar a importância da filosofia nas ciências naturais modernas, bem como no direito. Dessa forma,