Psyco
RELATORIO EXPERIEMNTAL
Introdução
Um breve cenário histórico do behaviorismo (Behaviorism em inglês: comportamento, conduta) também conhecido como comportamentalismo ou comportamentismo. Levando-se em considerações os aspectos filosóficos da Psicologia Behaviorista que deu origem nos meados do século XIX e XX, pode-se citar John Broadus Watson nasceu em 09 de janeiro de 1878 e faleceu em 25 de setembro de 1958 nos Estados Unidos, apesar de sua família ser de origem pobre conseguiu entrar para a Universidade de Furman aos 16 anos. Recebeu o diploma de mestre após cinco anos de estudos, ingressando após na Universidade de Chicago para doutorar-se em psicologia em 1903. Mais cinco anos e foi nomeado professor de psicologia experimental Universidade Johns Hopkins, em Baltimore Watson estudou as descobertas feitas Ivan Pavlov na mesma época de seu doutoramento, e desenvolveu pesquisas semelhantes em biologia, fisiologia e comportamento de animais, e também o comportamento da criança, concluindo que o comportamento humano era sob muitos aspectos semelhantes ao comportamento animal. Com base nesta constatação e inspirado nas descobertas de Pavlov. Destacou-se por ser considerado o fundador do behaviorismo.
Havia psicólogos do século XIX que se sentiam pouco a vontade com o método de investigação psicológica do inconsciente, ela parecia muito pouco confiável, muito vulnerável a distorções pessoais. Neste modo a perspectiva é de negação ao mentalismo.
Contudo neste cenário unanime de rejeição ao mentalismo e da busca de um purismo metodológico que Watson, 1913 viria a versar suas concepções e formulações sobre o comportamento, no primeiro momento sobre a observação do comportamento animal, pois era um fascínio de Watson pela experimentação em psicologia animal, sem sombra de duvida foi o fator mais importante para o surgimento do behaviorismo metodológico. O behaviorismo metodológico, ao afirmar que os fatos mentais não podem ser objeto de