Filosofia Grega
Filosofia é a arte que busca conhecer racionalmente a natureza, o ser humano, o universo e a transformação que neles ocorrem. Entende-se por filosofia grega os períodos que existiram antes e depois de Sócrates, sendo eles: Período pré-socrático, Período socrático, Período sistemático e Período helenístico.
Período Pré-socrático
Período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
Nesse período se destacaram:
• Tales de Mileto fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas.
• Heráclito dizia que o fogo era o princípio de todas as coisas.
• Anaxímenes, discípulo de Tales, dizia ser o "ar" a substância primária.
• Anaximandro, discípulo de Tales, dizia que a origem de todas as coisas era indeterminada.
Período Socrático
Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.
A democracia defendia a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e direito de participação direta de todos nas decisões sobre as cidades (pólis). Surgindo a figura politica do CIDADÃO.
Para conseguir que sua opinião fosse aceita, o cidadão precisava saber falar e ser capaz de convencer os demais. Com isso, as famílias aristocráticas (donos de terras e militares poderosos) criaram um padrão de educação próprio. Esse padrão afirmava que o homem ideal ou perfeito era o guerreiro belo e bom.
Belo - atletas, guerreiros e de boa aparência. Imitando os heróis da Guerra de Tróia.
Bom – preparados psicologicamente, aprendendo as virtudes admiradas pelos deuses e praticadas pelos heróis, principalmente a coragem diante da morte durante a guerra.
Com o passar do tempo o comércio e artesanato tomam conta das cidades, derrubando os aristocratas do poder político,