Filosofia etapa1
Filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão sobre tudo vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes, compreender a natureza aberta especulativa da filosofia da condição necessária para uma compreensão fecunda do ensino, visto que há problemas em aberto em todas as disciplinas, mas no caso da filosofia tem muito mais problemas em aberto do que resultados consensuais.
As instituições de ensino procuram apresentar aos estudantes tais resultados de modo que este possa compreendê-los possa domina-los com proficiência.
Assim quer porque as instituições de ensino estão sobre tudo vocacionadas para ensinar resultados substanciais aos estudantes, quer porque a ausência de resultados substanciais em filosofia causa algum desconforto.
A filosofia tem uma grande importância no desenvolver da educação, tanto no jovem como nas crianças. Ela propicia que crianças e jovens criem, desde muito cedo uma quantidade das habilidades e potencialidades por meio de uso da razão, no exercício de filosofar. A filosofia é sem duvida, uma disciplina que ensina a pensar e “pensar bem”. Ela é cada vez mais necessária pois ela se ocupa de pensar no geral, o que nos dará maior visibilidade para com as outras disciplinas, funcionando como um local par ao pensar, conhecer e arriscar-se em criar e desenvolver novos conceitos.
A filosófica deve integrar todo o processo de conhecimento do ser humano. Se for aplicada desde a infância, a pessoa terá melhores condições de entender os fatos que acontecem no mundo, as consequências das ações e os possíveis resultados que podem ocorrer no futuro.
A filosofia e a educações se interagem a medida que seus conceitos do saber são inseridos no dia a dia do educando; é um auxiliar útil para as decisões de politicas educativas. Não é possível conceber bem a educação sem abordar o conjunto de